O artista Bordalo II torna-se numa voz crítica perante os abusos sexuais praticados por membros da Igreja Católica e a atuação desta entidade quando confrontada com estes crimes. “Cruzes, Credo, Canhoto” é a legenda adotada nas redes sociais e representa as quatro obras expostas pelo artista.
Nas igrejas, Bordalo II recorreu a crucifixos cobertos por peluches ou por um boneco a representar Cristo.
No exterior, os sinais de trânsito foi a matéria principal de Bordalo II para expressar advertência ao entrar em locais religiosos e "manipulação" da Igreja Católica.
“Quantos predadores sexuais e molestadores de crianças haverá escondidos atrás de cortinas douradas? Aparentemente, nunca os suficientes para fazer a Igreja e os seus crentes tomar uma posição séria”, lê-se na sua publicação do Instagram.
“À semelhança do que acredito ser o dever da sociedade, também nós, artistas, temos que usar a nossa voz para defendermos aquilo que está certo e aqueles que não se conseguem defender”, escreveu o artista plástico.