O Google Street View foi lançado a 25 de maio de 2007, na altura apenas cinco cidades norte-americanas estavam disponíveis. Agora a ferramenta engloba milhares de localizações em vários países. Para assinalar a data, a Google divulgou um ranking dos locais mais visitados do mundo no Street View.
Em primeiro lugar está o edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa, no Dubai. De seguida, surge um monumento que é também dos mais visitados na realidade: a Torre Eiffel. No ranking virtual, a seguir ao ex-líbris de Paris surge o célebre Taj Mahal, na Índia.
A Estátua da Liberdade, nos EUA, ocupa o quarto lugar nas pesquisas dos turistas virtuais. O cartão-postal brasileiro Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, vai para meio da tabela do top 10. Na sexta posição está o Labirinto de Rhyolite, cidade fantasma nos EUA, a cerca de 190 km de Las Vegas.
No Egito, a Necrópole de Gizé merece as honras do sétimo lugar nas visitas do Street View. Nos Estados Unidos, há outro lugar muito pesquisado na ferramenta da Google, que ocupa o oitavo lugar do ranking: a Casa Branca. O célebre monumento de Itália, o Coliseu de Roma, foi relegado para a nona posição e, em décimo, está o Monumento Nacional da Indonésia, localizado na Praça Merdeka, em Jacarta.
A Google divulgou também os 10 países mais visitados no Street View:
- Indonésia
- Estados Unidos
- Japão
- México
- Brasil
- Espanha
- Itália
- Taiwan
- França
- Reino Unido
A ideia para criar o Street View partiu de um dos fundadores da Google. Larry Page imaginou a possibilidade de construir um mapa de 360 graus do mundo inteiro, 15 anos depois existem mais de 220 mil milhões de imagens do Street View de mais de 100 países e territórios.
A ferramenta permite, a qualquer pessoa, ter a experiência virtual de estar nos lugares pesquisados, usando o telefone ou o computador. O Street View dá também ao utilizador a possibilidade de ver as informações mais atualizadas sobre vários locais do mundo.