Cultura

Cena de "violação" em 'O Último Tango de Paris' gera indignação entre atores

Mais de 40 anos depois da estreia de "O Último Tango em Paris", são várias as celebridades que se mostram indignadas contra uma das cenas de sexo mais famosas do ecrã, protagonizada por Marlon Brando e Maria Schneider.

A onda de revolta surgiu após o realizador, Bernardo Bertollucci, ter revelado que Maria Schneider não sabia que as gravações do filme incluíam uma cena de violação. A revelação terá sido feita numa entrevista, só agora divulgada.

Em causa está a cena que envolve os atores Marlon Brando, então com 48 anos, e Maria Schneider, de 19, e manteiga como lubrificante.

Chris Evans, Jessica Chastain e Anna Kendrick são alguns dos atores que, via Twitter, mostraram a sua indignação.

“A todas as pessoas que adoram este filme: vocês estão a ver uma rapariga de 19 anos a ser violada por um homem de 48. O realizador planeou o ataque. Sinto-me enojada”, escreveu Jessica Chastain.

“Subscrevo. Isto é doloroso e ultrajante. Eles os dois [Marlon Brando e Bertolucci] são pessoas muito doentes para pensar que aquilo era ok”, afirmou também Evan Rachel Wood.

Na entrevista cujo vídeo foi divulgado este fim de semana, Bertollucci afirma que queria que a atriz “sentisse a humilhação e a raiva”, em vez de a representar.

O realizador disse ainda acreditar que a atriz o odiava a ele e a Marlon Brando por não lhe terem contado que iam usar manteiga como lubrificante na cena.

Últimas