O arquiteto Alcino Soutinho, de 83 anos, distinguido com um Prémio Europa Nostra em 1982, morreu no domingo, no Porto.
Numa nota de pesar enviada à agência Lusa pela Secretaria de Estado da Cultura, Barreto Xavier expressa pesar público em nome pessoal e em nome do Governo, pelo falecimento de Alcino Soutinho (1930-2013).
"Um dos grandes arquitetos do seu tempo e autor de várias obras emblemáticas, Alcino Soutinho dedicou-se, ao longo de mais de cinquenta anos, às causas da arquitetura e do urbanismo e viu os seus trabalhos serem distinguidos e premiados a nível nacional e internacional, sendo um dos elementos chave da chamada Escola do Porto", aponta o secretário de Estado na nota.
Em julho deste ano, em reconhecimento do seu talento e contributo para a arquitetura portuguesa, Alcino Soutinho foi galardoado com a Medalha de Mérito Cultural pela Secretaria de Estado da Cultura.
"As suas obras são parte integrante da história da arquitetura portuguesa e a sua dedicação à investigação, ao ensino e à renovação da paisagem urbana em Portugal será sempre recordada por todos aqueles que tiveram o privilégio de acompanhar de perto a sua carreira e de conviver com ele", sublinha o governante.
Este ano, por ocasião do Dia Nacional do Arquiteto, celebrado em julho, Alcino Soutinho foi um dos arquitetos homenageados.
O projeto da Biblioteca-Museu Amadeo de Souza Cardoso e dos Paços do Concelho de Amarante valeram-lhe o Prémio Associação de Críticos de Arte -- Secção Portuguesa em 1984.
Dois anos antes tinha recebido o Prémio Europa pelo projeto da Pousada de S. Diniz, em Vila Nova de Cerveira.
As Faculdades de Química e de Cerâmica, em Aveiro, o Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira, o Centro de Estágios do FC Porto, em Vila Nova de Gaia, a marginal de Vila do Conde e o Eco Resort, em Tróia, são alguns edifícios projetados por Alcino Soutinho.
Em Matosinhos, além dos Paços do Concelho, que "lhe deu a consagração nacional e internacional", como afirmou à Lusa José Fernando Gonçalves, presidente da secção regional norte da Ordem dos Arquitetos, Alcino Soutinho assinou os projetos da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, as urbanizações da Quinta das Sedas e do Palácio da Enseada, a Torre Sinhá e a estação de metropolitano Brito Capelo, entre outros.
Lusa