Cultura

Obras-primas da pintura mundial vistas ao ínfimo detalhe no Google

O Google anunciou hoje uma parceria com 17 dos museus de arte mais importantes do mundo que permitirá descobrir e visualizar virtualmente mais de mil obras em alta resolução e 17 com super-resolução com um nível de detalhe extremo.

No Google Art Project estão envolvidos museus espalhados por onze cidades de nove países, entre eles o National Gallery de Londres, o MoMA de Nova Iorque, o Hermitage de São Petersburgo ou o Museu Van Gogh, em Amesterdão.



Entre as 17 pinturas disponíveis on-line em super resolução no Google Art project contam-se obras como "Noite Estrelada" de Vicent van Gogh, patente no MoMa, "Regresso do filho pródigo", de Rembrandt, no Hermitage de São Petersburgo, e "No woman, no cry", de Chris Ofili, exposto na Tate Britain, entre outras.



Através do recurso à tecnologia 360º do Street View para interiores é possível aos utilizadores visitarem virtualmente galerias dos museus envolvidos no projeto.



Além da visita virtual a cada um dos museus e da análise às obras em super resolução, este projeto permite aos utilizadores guardarem perspetivas específicas de qualquer das obras e iniciarem a sua própria coleção. É possível ainda comentar cada pintura e partilhar a coleção com amigos e familiares.



(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Lusa
Últimas