Vírus Zika

Combate ao vírus Zika deve ser feito "casa a casa"

Dilma Rousseff garantiu hoje que as autoridades brasileiras estão empenhadas no combate ao vírus Zika, mas apelou também ao envolvimento da população nesta batalha. "A melhor vacina contra o vírus Zika é o combate de cada um de nós, do Governo, mas também da sociedade, eliminando todos os focos nos quais o vírus se reproduz (...) quanto mais água parada, mais esse mosquito se reproduz, então vai ser um combate casa a casa", sublinhou a Presidente do Brasil, em visita oficial ao Equador.

Os serviços sanitários do Rio de Janeiro pulverizaram ontem com inseticida o Sambódromo, local onde dentro de duas semanas começam os desfiles de Carnaval.

Também noutros países da América Latina, habitações e bairros carenciados estão a ser pulverizados para combater a propagação do mosquito que transmite o vírus Zika.

Este tipo de medidas visa eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, que transmite os vírus do Dengue, Zika e Chikungunya, associados a casos de microcefalia em bebés e cujo número de afetados aumentou significativamente no Brasil, sobretudo no nordeste brasileiro, e noutros países da América Latina, como a Nicarágua, Colômbia, Equador e El Salvador.

Últimas