Crise na Ucrânia

Suíça congela cerca de 140 milhões do ex-Presidente da Ucrânia e seus colaboradores

A Suíça congelou aproximadamente 140 milhões  de euros (ME) do ex-Presidente da Ucrânia Víktor Yanukovich e de alguns  dos seus colaboradores, anunciou hoje fonte da procuradoria-geral helvética.

reuters
© Gleb Garanich / Reuters

O congelamento foi realizado após a aplicação de sanções impostas pela  União Europeia contra Yanukovich, o seu filho, Alexander, e vários membros  do seu Governo. Fonte das autoridades suíças revelaram que as investigações continuam  e que, por isso, não fornecem mais detalhes. 

No total, o bloqueio de capitais na Suíça afeta mais de uma vintena  de cidadãos ucranianos, titulares de contas bancários em entidades financeiras  helvéticas. Yanukovich está também a ser investigado por alegada lavagem de dinheiro,  com o financiamento de empresas detidas pelo seu filho, em Genebra. 

Víktor Yanukovich foi destituído pelo Congresso Nacional ucraniano a  22 de fevereiro deste ano, depois de sucessivas manifestações a favor da  democracia e de uma aproximação ao Ocidente em detrimento da Rússia. 

 

     

 

Lusa

Últimas