Solidariedade com as vítimas do atentado em Paris percorre Internet
Uma onda de solidariedade com as vítimas do ataque terrorista hoje em Paris percorre a Internet. O atentado contra a sede do semanário satírico Charlie Hebdo matou 12 pessoas.
Nas redes sociais a imagem acima tem sido utilizada como "foto de perfil" de muitos utilizadores ou "foto de capa" de meios de comunicação social, numa demonstração de solidariedade para com as vítimas, pela democracia e liberdade de expressão.
Foi também criado o hashtag #jesuischarlie - eu sou charlie -, utilizado para agregar todas as notícias e informações sobre o atentado, como acontece no
Twitter e no
Facebook. Nesta rede social foi ainda criada uma
páginade apoio ao jornal francês.
Último tweet do Charlie Hebdo
O
último tweet do semanário humorístico foi publicado minutos antes do atentado, eram 10h28 em Paris. Mostra o líder do Estado IslâmicoAboud Bakr al-Baghdadi e deseja ao utilizadores um bom ano. Tornou-se também um símbolo de liberdade de expressão e de solidariedade com as vítimas.
A
capa da edição que esta manhã saiu para as bancas tem a caricatura do escritor Michel Houellebecq que hoje edita o romance "Soumission" (Submissão). A obra passa-se num cenário imaginado de França em 2022 com a vitória nas eleições presidenciais do candidato de um partido de muçulmanos franceses.
"Em 2015, perdi os dentes, em 2022, cumpro o Ramadão" lê-se no cartoon assinado por Charb, uma das vítimas do atentado desta manhã.
Relacionados
Últimas