Oprah

Oprah no cinema

Oprah Winfrey entrou num filme como atriz, pela primeira vez, em 1985. Foi no filme "A Cor Púrpura", de Seteven Spielberg. No ano a seguir, foi indicada para um Oscar de melhor atriz secundária, mas não o ganhou. Anos mais tarde, mas como produtora, a apresentadora estreou o filme em forma de musical, na Broadway. Entretanto, foi produzindo uma série de filmes, como aconteceu com "Preciosa" ("Precious"), em 2009. Mas a carreira da apresentadora, no cinema, não se fica por aqui: para além de atriz e produtora, Oprah emprestou também a voz a alguns filmes de animação. "A Princesa e o Sapo", "A História de uma Abelha" ou "A Teia de Carlota", são alguns exemplos.

A Cor Púrpura ("The Color Purple")

A cor púrpura 

Ano: 1985

Realizador: Steven Spielberg

Personagem: Sofia

Sinopse: Durante a década de 30, Celie Johnson, uma mulher negra no sul dos Estados Unidos, luta para manter a sua dignidade face a um marido que a oprime. Celie engravida do pai aos 14 anos, é separada da irmã enquanto criança e é obrigada a casar com um homem violento.

"Native Son"

A cor púrpura 

Ano: 1986

Realizador: Jerrold Freedman

Personagem: Oprah

Sinopse: Em 1940, em Chicago, um jovem negro aceita um emprego como motorista de uma família branca. No entanto, mata, acidentalmente, a filha do casal e, em seguida, tenta encobrir o crime.

Amada ("Beloved")

A cor púrpura 

Ano: 1998

Realizador: Jonathan Demme

Personagem: Sethe

Sinopse: Baseado no livro de Toni Morrison, um escravo é visitado pelo espírito da filha que faleceu.

A Origem da Vida ("Jesus Henry Christ")

A cor púrpura

Realizador: Dannis Lee

Personagem: Oprah

Sinopse: Com apenas dez anos, Henry James Hermin, um menino que foi concebido por uma placa de petri e criado pela mãe feminista, segue uma série de "post-it" para encontrar o pai biológico.

O Mordomo ("The Buttler")

A cor púrpura 

Ano: 2013

Realizador: Lee Daniels

Personagem: Gloria Gaines

Sinopse: Baseado em factos verídicos, o filme conta a história de um mordomo negro que serviu oito Presidentes na Casa Branca, durante os anos de 1952 e 1986. O filme traça as mudanças dramáticas que abalaram a sociedade americana, desde o movimento pelos direitos civis, até à Guerra do Vietname, e a forma como essas mudanças afetaram a vida e a família deste homem.

Cristiana Reis

Últimas