Numa nota enviada à redacção da SIC, José Sócrates lembra um Presidente carismático e "uma vida cheia de incertezas, desafios e riscos, própria de quem nunca temeu a responsabilidade da sua liberdade e da sua vontade, assumindo-se como autor da sua própria biografia.
O ex-primeiro-ministro socialista e próximo do Presidente da Venezuela diz que Hugo Chávez deu provas evidentes de grande amizade por Portugal e pelos portugueses".
No momento, sempre inesperado, em que me dão conhecimento da morte do Presidente Chávez , só me vem ao espírito a sua vida. Uma vida plena, enérgica, generosa. Uma vida de vontade, consagrada a acção e ao que esta tem de inicio, de surpreendente de inatendido. Uma vida com os outros, ao lado dos outros ,com a ambição da justiça própria de quem sempre teve uma visão optimista da natureza humana. Uma vida cheia de incertezas, de desafios e de riscos ,própria de quem nunca temeu a responsabilidade da sua liberdade e da sua vontade, assumindo-se como autor da sua própria biografia. O Presidente Chávez foi um Presidente carismático no seu País mas que nos deixou sempre as provas mais evidentes de grande amizade por Portugal e pelos Portugueses. Tenho a convicção que, neste momento, um sentimento de tristeza une os dois Povos. Ao recordar a vida intensa do Presidente Chávez - sempre otimista, sempre confiante -o povo venezuelano encontrara ai , tenho a certeza, alívio e conforto para o seu sofrimento. Pela minha parte apresento a sua família e ao povo venezuelano as minhas condolências e junto-me a eles na partilha da dor e no recolhimento que o seu desaparecimento tao prematuro nos provoca. |