O burburinho começou depois da Disney ter revelado o título do próximo filme da saga "Star Wars". "Star Wars:The Last Jedi", fez correr muita tinta e, nos dias que seguiram ao anúncio, a grande questão foi sobre quem seria (ou seriam) o último (ou os últimos) Jedi. Foi então anunciado que o título nacional seria "Star Wars: Os Últimos Jedi". O mesmo aconteceu em Espanha, França, Itália e Alemanha. Todos estes países optaram por traduzir o título para o plural.
Agora, o realizador, Rian Johnson, veio dizer que, para ele, a questão nunca se colocou e que o título sempre foi no singular.
Numa entrevista dada ao programa "Good Morning, America", da ABC News, Rian Johnson disse: "É tão engraçado, quando as pessoas começaram a perguntar isso, quando o título foi anunciado, porque eu nunca tinha considerado essa questão".
A pergunta que se impõe é: afinal, quem é o último Jedi?
O realizador explica:
"Na minha mente, o título é singular. Luke Skywalker é o último Jedi, em "Star Wars: O Despertar da Força", eles vão encontrar o último templo Jedi e Luke é o último Jedi.".
Mark Hamill volta a interpretar Luke Skywalker. O personagem mítico regressa 40 anos depois do primeiro filme da saga - "Star Wars: Uma Nova Esperança".
Por enquanto não há qualquer reação da Disney a esta entrevista. O título daquele que será o oitavo episódio da saga criada por George Lucas continua a ser "Star Wars: Os Últimos Jedi" e tem estreia prevista para 14 de dezembro.