Crise na Grécia

Merkel diz que ainda "há muito a fazer" para acordo sobre dívida grega

A chanceler alemã disse hoje que há muito para fazer até se chegar a acordo com a Grécia sobre o prosseguimento da ajuda financeira, numa altura em que se arrastam as negociações e os receios de Atenas ficar sem dinheiro. 

© Ints Kalnins / Reuters
O Governo de esquerda grego liderado pelo primeiro-ministro Alexis Tsipras está em negociações para obter novo financiamento junto dos credores internacionais, que pedem mais medidas de austeridade em troca. 

Tsipras, a chancelar alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, François Hollande, reuniram-se na noite de quinta-feira à margem da IV Cimeira da Parceria Oriental, na capital da Letónia, mas as suas discussões não surtiram avanços. 

"Foi um diálogo muito amigável e construtivo", disse Merkel hoje, quando hoje se dirigia para a cimeira. 

"Mas é claro, o trabalho com as três instituições tem de continuar. Há muito para fazer", afirmou, referindo a União Europeia, Banco Central e Fundo Internacional Monetário.

Merkel disse que ela e Hollande ofereceram ajuda a Tsipras, caso este necessitasse durante as negociações, mas que dependia da Grécia chegar a acordo com os três credores. 

"A conclusão tem de ser encontrada com as três instituições e tem de ser trabalhada muito, muito intensamente", acrescentou.

Tsipras disse que estava "muito otimista", à chegada à cimeira hoje,e não quis fazer mais comentários.


Lusa

Últimas