Crise na Grécia

Ministro das Finanças alemão diz que reformas gregas continuam a suscitar dúvidas

O ministro das Finanças alemão diz que a credibilidade do plano de reformas grego continua a suscitar dúvidas. Numa entrevista a uma rádio alemã, Wolfgang Schauble referiu que a decisão sobre a Grécia não foi fácil nem para os ministros das Finanças da zona euro nem para o próprio Governo de Atenas já que, segundo Schauble, durante a campanha eleitoral o Executivo tinha prometido algo "completamente diferente".

© Hannibal Hanschke / Reuters

Na sexta-feira, o Parlamento alemão vota o prolongamento do empréstimo à Grécia. A moção é apresentada ao Bundestag, câmara baixa do Parlamento, por Schauble, seguindo-se depois o debate.

 

O Eurogrupo aprovou ontem, numa reunião por teleconferência, a extensão do programa de assistência à Grécia por quatro meses.

 

A decisão, anunciada na rede social Twitter pelo comissário europeu para o Euro, Valdis Dombrovskis, foi tomada na sequência da aceitação do programa de reformas enviado pelo Governo de Alexis Tsipras.

 

Com esta decisão formal, iniciaram-se as formalidades exigidas em Estados-membros como a Alemanha, onde a decisão tem que ser ratificada pelo Parlamento.



Últimas