Grécia à beira do colapso

Confrontos entre polícia e manifestantes em dia de greve geral na Grécia

Milhares de trabalhadores gregos aderiram hoje à primeira greve geral do ano contra as medidas de austeridade do Governo. Na manifestação em Atenas participam 30 mil pessoas e já há registo de confrontos entre polícia e manifestantes.

As forças policiais fazem um cordão de segurança em redor do Ministério das Finanças e, segundo a agência France Press, lançaram gás lacrimogénio para dispersar a multidão que lhes lançou diversos projécteis. Junto ao Parlamento há também registo de confrontos entre a polícia e os manifestantes.



De acordo com as forças policiais, vários cortejos que estão a convergir para o centro de Antenas reuniram cerca de 20 mil pessoas, mais de 60 mil segundo os sindicatos. Em Salónica, a polícia indica 16 mil manifestantes.



Há 5 mil polícias destacados para o centro de Atenas pelo receio da escalada da violência, situação que se tem repetido nos últimos meses.



As manifestações foram convocadas pelas duas centrais sindicais do sector público e privado, bem como pela frente sindical comunista, no âmbito de uma jornada de greve de 24 horas contra as medidas de austeridade e numa altura em que o desemprego na Grécia é de quase 14%.

Últimas