Face Oculta

Armando Vara será o único preso por tráfico de influência nas cadeias portuguesas

Juíza titular do processo Face Oculta deu ontem três dias para o ex-ministro se apresentar num estabelecimento prisional.

Amando Vara será o único preso por tráfico de influência nas cadeias portuguesas. A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais disse ao jornal Público que não se encontra ninguém no sistema prisional em cumprimento de pena pelo crime de tráfico de influência. Assim, a partir do momento em que o ex-ministro entrar na prisão, será o único recluso a cumprir pena efetiva por este crime.

A juíza titular do processo Face Oculta deu ontem três dias para o arguido Armando Vara se apresentar num estabelecimento prisional para cumprir a pena de cinco anos de prisão a que foi condenado, informou fonte judicial.

O antigo ministro foi condenado, em setembro de 2014, por três crimes de tráfico de influência. O Tribunal de Aveiro deu como provado que o então vice-presidente do BCP recebeu 25 mil euros e outros 7 mil euros em prendas para favorecer as empresas de Manuel Godinho, um empresário das sucatas de Ovar.

A condenação transitou em julgado em dezembro passado, após esgotadas todas as possibilidades de recurso.

Além do processo Face Oculta, Armando Vara está ainda envolvido na Operação Marquês, que tem como principal arguido o antigo primeiro-ministro José Sócrates. Vara está acusado de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Com Lusa

Últimas