Eleições França 2017

Presidente Hollande votou em Tulle

O Presidente francês, François Hollande, votou hoje no seu feudo eleitoral de Tulle, no departamento de Corrèze, centro do país, nas eleições para escolher o seu sucessor.

Regis Duvignau/ AP

Hollande votou minutos depois das 10:00 (09:00 em Lisboa) num colégio eleitoral de Tulle, localidade em que foi presidente da câmara, e onde conta com forte apoio popular.


O Presidente anunciou a 1 de dezembro que não se recandidataria a novo mandato, marcado pelos fortes índices de impopularidade.
Esta decisão de Hollande, tornou-o no primeiro da V República francesa, instaurada em 1958, a renunciar apresentar-se à reeleição.


"Estou consciente dos riscos que acarretaria a minha candidatura, que não reúne consensos. Decidi não ser candidato à eleição presidencial, decidi não renovar o meu mandato", disse então o Presidente.


O chefe de Estado não manifestou apoio público a nenhum candidato, embora tenha deixado transparecer numa entrevista ao semanário "Le Point" que via com bons olhos o candidato centrista Emmanuel Macron.


O candidato da formação política do Presidente, o Partido Socialista, Benoit Hamon, que segundo as sondagens é o grande derrotado das eleições, votou praticamente à mesma hora que Hollande em Trappes, na periferia de Paris.


Cerca de 47 milhões de eleitores são chamados hoje às urnas para eleger o sucessor de François Hollande perante onze candidatos: Marine Le Pen, Emmanuel Macron, Jean-Luc Melénchon, François Fillon, Benoît Hamon, Nathalie Arthaud, Philippe Poutou, François Asselineau, Nicolas Dupont-Aignan, Jacques Cheminade e Jean Lassalle. Caso nenhum seja eleito hoje, com maioria absoluta, a segunda volta das eleições presidenciais está marcada para 7 de maio.


As mesas de voto abriram às 8:00 (7:00 em Lisboa) e encerram às 20:00 em Paris e nas grandes cidades, fechando uma hora mais cedo nas outras localidades.

Lusa

Últimas