Ébola

Canadá tem um caso suspeito de Ébola em isolamento

Um paciente que regressou da Guiné e que apresentava febre forte foi colocado em isolamento num hospital de Montreal, e espera os resultados dos testes de deteção do vírus Ébola, informou hoje a unidade de saúde.

© Kai Pfaffenbach / Reuters

O paciente, que esteve num dos países da África Ocidental afetados pelo  vírus da febre hemorrágica, "foi imediatamente colocado em isolamento",  seguindo as diretivas do Ministério da Saúde, refere um comunicado do hospital  Maisonneuve-Rosemont. 

As autoridades de saúde do Canadá disseram, no entanto, que é "pouco  provável que se trate de um caso de Ébola", mas preferiram "eliminar qualquer  dúvida quanto a uma possível infeção". 

Há duas semanas, o Canadá já tinha colocado em isolamento um paciente  que regressava da Libéria, mas os testes realizados foram negativos.   

A Organização Mundial de Saúde (OMS) contabilizou, até 20 de agosto,  1.427 mortos em 2.615 casos identificados em quatro países da África Ocidental.

A Libéria é o país mais afetado, com 624 mortos em 1.082 casos, seguindo-se  a Guiné-Conacri, onde foram registados casos a cerca de 150 quilómetros  da fronteira com a Costa do Marfim, com 407 vítimas mortais.  

A Serra Leoa (392 mortes) e a Nigéria (cinco mortes) são os outros países  afetados pela epidemia. 

A 11 de agosto, a Costa do Marfim decidiu suspender todos os voos de  e para os países atingidos pela epidemia. Na terça-feira, Abidjan proibiu  a realização de competições desportivas internacionais no país. 

Lusa

Últimas