Ébola

Ébola alastra em África com a confirmação de quatro casos na Guiné-Conacri

O vírus do ébola está a alastrar em África. Quatro novos casos de infectados com a febre hemorrágica foram detetados na capital da Guiné Conacri.

Reuters
© Stringer . / Reuters

O ministro da saúde confirmou que os exames deram positivo e os doentes foram colocados em quarentena. Comprova, de qualquer forma, que a doença já se propagou para além da região do sul do país onde estava confinada. 

Uma zona rural perto da fronteira com a Serra Leoa, país que, ontem, anunciou ter dois casos suspeitos: um de um jovem que morreu. Também na Libéria, há registo de seis casos que estão a ser alvo de testes laboratoriais, cinco dos quais respeitantes a mortes provavelmente causadas pelo vírus.

A transmissão não é direta e imediata, mas apenas por contacto expresso com sangue ou fluídos corporais de infetados.

Na Guiné Conacri, técnicos de saúde pública e higiene intensificam o trabalho de combate à epidemia. A Organização Mundial de Saúde e os Médicos Sem Fronteiras reforçaram as equipas locais de apoio às populações.

O nível de vigilância foi aumentado para o máximo nos seis países que fazem fronteiras com a Guiné e alertas difundidos em todo o mundo.

A última atualização do mais recente surto de ébola dá conta de 88 infectados e 63 mortos.

Últimas