Crise na Venezuela

Trump reconhece Juan Guaidó como "Presidente interino" da Venezuela

Líder do Parlamento venezuelano autoproclamou-se Presidente.

Yuri Gripas

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu hoje o titular da Assembleia Nacional (NA, parlamento) da Venezuela, Juan Guaidó, como "presidente interino" do país sul-americano, uma decisão destinada a aumentar a pressão contra o Governo de Nicolas Maduro.

"Hoje, reconheço oficialmente o presidente da Assembleia nacional venezuelana, Juan Guaidó, como presidente interino da Venezuela", indicou Trump num comunicado.

Através do Twitter, Trump afirmou que "os cidadãos da Venezuela já sofrem há muito tempo às mãos do regime ilegal de Maduro":

Guaidó, autoproclamou-se hoje presidente interino da Venezuela, perante uma concentração de milhares de pessoas, no leste de Caracas.

"Levantemos a mão, hoje 23 de janeiro, na minha condição de presidente da Assembleia Nacional e perante Deus todo-poderoso e a Constituição, juro assumir as competências do executivo nacional, como Presidente Encarregado da Venezuela, para conseguir o fim da usurpação (da Presidência da República), um governo de transição e eleições livres", disse.

Segundo Guan Guaidó "não se trata de fazer nada paralelo", afirmando que tem "o apoio da gente nas ruas".

Previamente, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciava ter ordenado "uma revisão total" das relações com os Estados Unidos.

Este anúncio surgiu depois de o vice-presidente norte-americano, Mike Pence, declarar apoiar Juan Guaidó, e manifestar que vai estar ao lado do povo venezuelano até que seja restituída a democracia no país.

"Decidi e dei a ordem ao ministro de Relações Exteriores, Jorge Rodríguez, para iniciar uma revisão total, absoluta, das relações com o Governo dos Estado Unidos e nas próximas horas tomaremos decisões" de caráter político e de defesa da Constituição, declarou Maduro.

Lusa

Últimas