Boko Haram

Presidente françês promove reunião internacional sobre raptos na Nigéria

O Presidente francês François Hollande anunciou hoje a realização de uma cimeira sobre a segurança na Nigéria com dirigentes africanos, provavelmente no próximo sábado, em Paris.

Os movimentos diplomáticos surgem depois da Amnistia Internacional ter denunciado que os militares da Nigéria tinham sido avisados de um ataque à escola, mas demoraram mais de cinco horas a atuarem (AP)
Kirsty Wigglesworth

"Propus ao Presidente nigeriano Goodluck Jonathan uma reunião entre  os países limítrofes da Nigéria", disse Hollande durante uma conferência  de imprensa na capital do Azerbeijão, onde se encontra a realizar uma visita  oficial. 

"Teremos como temas as questões de segurança mas sobretudo o grupo islâmico  armado Boko Haram", acrescentou, referindo-se ao rapto das 200 raparigas  na Nigéria. 

Hollande disse ainda que a reunião, caso a Nigéria concorde, pode realizar-se  no próximo sábado. 

Na Nigéria, o domingo foi de protesto pelo rapto das mais de 200 raparigas, retiradas à força de uma escola pelo grupo radical.

Mas a manifestação acabou com a intervenção da polícia que tentou dispersar as cerca de duas dezenas de pessoas.

O Presidente da Nigéria recusou ajuda internacional nas busca pelas raparigas, o que fez aumentar a contestação. Os nigerianos acusam também as autoridades de reagirem tarde à situação.

Últimas