Nesta seleção de imagens feita pela agência Reuters podemos ver algumas das mais belas fotografias tiradas no espaço. Muitas são da "autoria" de telescópios espaciais, sobretudo do Hubble, de satélites ou de robôs que estão em Marte, outras são captadas na Terra através dos mais potentes telescópios ou ainda a partir da Estação Espacial Internacional.
Telescópio Espacial Hubble
O Telescópio Espacial Hubble navega pelo espaço há já mais de 30 anos, sempre a deslumbrar-nos com o que "vê".
- Telescópio Hubble capta a imagem mais detalhada de um cometa após passar pelo Sol
- Hubble fotografa o verão em Saturno e duas das suas luas
- 30 fotografias tiradas ao Universo: uma para cada ano do Hubble
- Novas imagens do Hubble mostram "fogo de artifício" de estrelas
- Hubble faz uma descoberta surpreendente nos primórdios do Universo
Estação Espacial Internacional
A Estação Espacial Internacional (ISS) é o maior laboratório científico construído fora da Terra. Está em órbita há 22 anos a cerca de 400 km de altitude. O primeiro módulo foi lançado a 20 de novembro de 1998, mas a evolução é contínua. É a maior construção que o Homem fez fora da Terra numa parceria que junta nações "rivais".
- Estação Espacial Internacional, o posto avançado da Terra no espaço começou a ser construído em 1998
Satélites Copernicus-Sentinel
A missão Copernicus da ESA tem uma série de satélites Sentinel que monitorizam a Terra. Atualmente estão sete satélites em órbita para observar o clima e a poluição, bem como avaliar os estragos causados pelas catástrofes naturais, mas que têm também captado belas imagens da Terra a partir do espaço.
À conquista de Marte
Levar um ser humano até ao planeta Marte é um dos mais ambiciosos planos espaciais em curso. Duas das maiores agências espaciais estão já a ultimar os preparativos: a ESA, com a missão ExoMars, e a NASA, com a missão Mars 2020. Outros países não querem ficar atrás, como a China e os Emirados Árabes Unidos que este ano lançaram os seus engenhos em direção ao planeta vermelho.
Missão ExoMars
A missão ExoMars é um projeto da Agência Espacial Europeia (ESA) em colaboração com as autoridades espaciais russas, a Roscosmos.
Um projeto com duas fases em que a primeira já está a decorrer desde março de 2016 e a segunda fase tem lançamento previsto para 2022.
Missão Mars 2020
O projeto da NASA tem como objetivo trazer para a terra as amostras de solo e de rochas recolhidas pelo robô-cientista Perseverance, lançado para Marte a 28 de julho e com chegada prevista para fevereiro de 2021.
Missão Artemis para voltar à Lua
O regresso à Lua foi outro projeto espacial que este ano teve novo impulso.
Cinco décadas depois do primeiro passo na Lua, a 21 de julho de 1969, os Estados Unidos querem lá levar de novo astronautas, desta vez incluindo mulheres, como parte da missão até Marte.
A missão Artemis, irmã gémea de Apolo e deusa da caça e da Lua na mitologia greco-romana, está prevista para 2024.
Além da NASA, multiplicam-se outros projetos, públicos e privados, de missões à Lua e de robótica espacial.
- Sonda espacial chinesa conclui recolha de amostras da superfície lunar
- A Lua afinal tem mais água do que se pensava
- Regresso à Lua para chegar a Marte
- Urina de astronautas pode ser útil na construção de uma base na Lua
Detetada possibilidade de vida em Vénus
Este ano ficou ainda marcado pela descoberta da possibilidade de vida em Vénus com a assinatura de uma cientista portuguesa.