São Paulo, Brasil, 17 fev (Lusa) - O Banco do Brasil registou um lucro de 11,7 mil milhões de reais (5,2 mil milhões de euros), no ano passado, um aumento de 15,3 por cento em relação a 2009, informou hoje a maior instituição financeira do país.
Trata-se do maior lucro já registado na história da instituição, resultado principalmente do aumento da carteira de crédito, salientou o banco num comunicado.
"A expansão da carteira de crédito decorreu do crescimento das concessões para financiamento ao consumo, investimento e crédito imobiliário", referiu o comunicado.
No último trimestre de 2010, porém, o lucro do banco diminuiu 3,69 por cento na comparação com o do mesmo período de 2009, para 4,0 mil milhões de reais (1,78 mil milhões de euros).
Até março, o Banco do Brasil deverá concluir um acordo assinado recentemente com o Banco Espírito Santo (BES) para atuar em África.
Numa recente entrevista, o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, salientou que essa parceria envolverá também o brasileiro Bradesco.
A nova instituição a ser criada como resultado da parceria entre os três bancos deverá atuar inicialmente em Angola e Cabo Verde, e depois em outros cinco países africanos.
MAN.
Lusa/Fim.