Vídeo

Rússia não desarma e lança um violento ataque sobre a segunda maior cidade da Ucrânia

A tática que os russos usaram na guerra da Síria está agora a ser repetida na Ucrânia. Lança um primeiro ataque e, minutos depois, surpreende a zona de impacto com uma segunda vaga de projéteis.

João Nuno Assunção

A Rússia lançou na madrugada desta quinta-feira um violento ataque sobre a segunda maior cidade da Ucrânia. Entre as quatro vítimas mortais, há três membros das equipas de emergência.

A tática que a Rússia usou na guerra da Síria está agora a ser repetida na Ucrânia. Lança um primeiro ataque e, minutos depois, surpreende a zona de impacto com uma segunda vaga de projéteis.

Ataques russos causam quatro mortos e 11 feridos em Kharkiv

Foi exatamente o que aconteceu na madrugada desta quinta-feira em Kharkiv. Quando já estavam no terreno os socorristas perceberam que havia mais drones no ar.

A chegada de mais ambulâncias não conseguiu evitar o pior. Entre as vitimas mortais está o pai e colega de um membro das equipas de emergência que também tinha sido chamado ao local.

Relação entre Rússia e NATO em "estado crítico"

Além de um balanço trágico de vitimas, a série de ataques provocou danos materiais numa zona residencial da segunda maior cidade da Ucrânia. Deixou ainda mais de 300 mil residentes sem energia elétrica.

No mesmo dia também a região de Kherson foi alvo de outro ataque fatal com os drones kamikaze de fabrico iraniano.

A intensificação da ofensiva russa está a esgotar as baterias antiaéreas e a deixar Kiev a suplicar pelo envio urgente de mais sistemas de defesa.

Últimas