A lista dos secretários de Estado de Estado do XXIV Governo Constitucional foi esta quinta-feira à noite divulgada. José Manuel Mestre, jornalista da SIC, disse que muitos não são conhecidos da opinião pública. Já a comentadora do Expresso Adriana Cardoso considerou que Luís Montenegro manteve a lista em segredo até à última porque o “Governo pode cair por problemas na vida privada” desses responsáveis. A analista de política internacional Maria Castello Branco destacou alguns nomes.
No total, são 41 novos secretários de Estado, dos quais 24 homens e 17 mulheres.
Na Edição da Noite da SIC Notícias, o jornalista da SIC explicou que “muitos nomes” não são conhecidos, nem mesmo entre os jornalistas. No entanto, destacou Alexandre Homem Cristo, na Educação, um nome que era apontado para ministro.
Em relação às Infraestruturas, referiu que, apesar de os secretários de Estado “não serem conhecidos”, vão ter pastas importantes, como a TAP, o novo aeroporto e a Habitação.
Salientou também os nomes de Álvaro Castello Branco, do CDS, secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, que faz parte da vereação da Câmara Municipal do Porto, e de Pedro Dias, na secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares, “acompanhado por Carlos Abreu Amorim, deputado do PSD”.
De seguida, Adriana Cardoso, comentadora do Expresso, defendeu que a lista dos novos secretários de Estado se manteve "em segredo" até à última pela importância da mesma. Isto porque o Governo “pode cair” por problemas que tenham na vida pessoal.
Além disso, afirma:
“É evidente que o PSD tantos anos fora do poder ter uma enorme falta de quadros, que tem de ser formados nos próprios gabinetes”.
A comentadora do Expresso destacou ainda os nomes de Inês Domingos, de Clara Marques Mendes, secretária de Estado e da Ação Social e da Inclusão, uma “aposta muito jovem”, e de Carlos Abreu Amorim nos Assuntos Parlamentares por ser uma “pessoa forte e com um posicionamento claro”.
Já Maria Castello Branco, analista de política nacional, defende que Alexandre Homem Cristo é uma “ótima escolha para a Educação”, uma vez que tem um “conhecimento ótimo”.
Além disso, salienta dois assessores de Marcelo Rebelo de Sousa - Inês Domingos e Nuno Sampaio - pelo “conhecimento político” e Carlos Abreu Amorim pela “personalidade combativa”. Pedro Dias é “muito bom” para o desporto, diz também.
A analista de política nacional sinaliza ainda que José Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portugueses, “não surpreende”.
Os secretários de Estado do XXIV Governo Constitucional tomam posse esta sexta-feira, às 18:00, no Palácio Nacional da Ajuda.