É uma data importante em todo o mundo Cristão que esta sexta-feira começou a ser celebrada em vários países de formas diferentes. Em Jerusalém, carregam-se cruzes de madeira e entoam canções. Os cristãos realizaram a tradicional procissão na Cidade Velha, refazendo o que tradicionalmente considerado o caminho que Jesus percorreu até a sua crucificação.
Os fiéis que seguem o calendário ocidental iniciam a época festiva da Páscoa na Sexta-feira Santa, com a procissão pela Via Dolorosa até a igreja do Santo Sepulcro, onde os cristãos acreditam que Jesus foi sepultado, antes de ressuscitar dos mortos três dias depois.
A Via Dolorosa começa no Convento Ecce Homo e leva à Igreja do Santo Sepulcro, e ao longo do percurso encontram-se as 14 "Estações da Via Sacra". A primeira é onde se acredita que Jesus foi condenado à morte. A última é o túmulo onde os cristãos acreditam que ele foi enterrado.
Nas Filipinas, os devotos católicos na província de Pampanga fizeram também a tradicional numa reconstituição da crucificação de Jesus Cristo. Atores vestidos como soldados romanos chicotearam devotos que carregavam cruzes e pregaram pregos de dez centímetros nas mãos e pés de três pessoas lideradas por Ruben Enaje de 63 anos, que foi crucificado pela 35ª vez.
As crucificações são a demonstração de fé mais extrema nas Filipinas, onde cerca de 80% de uma população de 110 milhões de habitantes, se identifica como católicos romanos.
Os devotos acreditam que a penitência os lava dos seus pecados, curar doenças e levar a bênçãos, apesar da não serem aprovados pela Igreja Católica, dizem que as orações e o arrependimento sincero são suficientes para comemorar a Quaresma.
Antígua é provavelmente a casa da maior procissão de Páscoa do mundo. Os fiéis da Guatemala celebram a Páscoa desta forma desde 1543, quando os missionários espanhóis trouxeram a tradição. Hoje em dia os locais organizam o evento ao lado de milhares de turistas.
Os fiéis católicos carregaram grandes plataformas com a estátua de Jesus pelas ruas da cidade colonial de Antígua, vestidos com mantos roxos que lembram os tempos bíblicos, carregam um carro alegórico com uma estátua de Jesus e sua cruz, numa procissão para marcar a paixão de Cristo.
Esta procissão marca o início dos eventos da Páscoa em Antígua, comemorando a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo, que combina a tradição católica e as crenças maias.