Temos de tomar banho todos os dias? Mais do que um banho por dia? Ou podemos tomar de dois em dois dias? Na verdade, não há regras, mas a frequência varia consoante o país, a cultura e até a atividade profissional. A nível mundial, os brasileiros são os que tomam mais banhos e os chineses os que vão menos ao chuveiro. Na Europa, os italianos estão em primeiro lugar nos banhos diários. Há ativistas que "fogem aos banhos diários", no entanto, a maioria dos especialistas diz que não há razões para resistir a entrar no chuveiro.
Uma publicação no Twitter, que tem mais de 14.600 "gostos" e milhares de comentários, é a prova do debate sobre a higiene pessoal. Xavi Ruiz, com o nome de utilizador @xruiztru, publicou um mapa com os países da Europa e as respetivas percentagens em relação a tomar banho diariamente.
De acordo com o mapa, cujos dados dão de um estudo da @TheGlobal_Index de 2021, os italianos são os que tomam mais banho: mais de 95% da população toma banho diariamente. Em segundo lugar aparece Portugal (entre 85% e 94%), seguido de Espanha e Grécia (entre 75 e 84%).
Olhando para o resto do mapa, a maioria dos países aparece pintada a laranja, países onde menos de 65% da população toma banho diariamente.
Na caixa de comentários da publicação, há quem concorde com os dados, quem discorde e quem conte anedotas pessoais. Alguns negam viver num país "alérgico" a água e sabão, outros orgulham-se de tomar banho menos vezes, justificando com a necessidade de proteger a pele e economizar água.
A frequência dos banhos diários foi analisada há alguns anos pela agência de análise de tendências Euromonitor. De acordo com os resultados, os brasileiros são os que tomam mais banhos, chegando aos 12 por semana. Logo a seguir, seguem-se os colombianos e os australianos, com 10 a oito banhos semanais. Já os chineses lavam-se apenas uma vez a casa dois dias.
Segundo essa análise, os franceses tomam em média um duche por dia, o que contraria o mapa de higiene na Europa, em que França aparecia como um país em que menos de 65% da população tomava banho diariamente.
Os "últimos da lista" são a China, a Turquia, a Alemanha, o Reino Unido e o Japão. O jornal britânico Daily Mail já tinha revelado, em 2013, que quase metade dos britânicos não toma banho diariamente. Entre eles, 12% "vai ao chuveiro" apenas uma vez por semana.
De acordo com o El País, o debate sobre tomar banho chegou a "ganhar manchetes" na imprensa, alimentadas por personalidades influentes de Hollywood. Mila Kunis e Ashton Kutcher só dãos banho aos filhos quando estes estão sujos. Brad Pitt revelou que substitui os chuveiros por lenços humedecidos. Já outros nomes como Cameron Díaz, Julia Roberts e Leonardo DiCaprio opuseram-se ao uso de desodorante.
Alguns ativistas dizem não tomar banho com frequência pela necessidade de poupar água e devido aos "perigos" dos produtos que contêm sulfato, parabeno e silicone.
No entanto, especialistas dizem que não há razão para resistir a tomar banho. Aliás, recomendam a prática, uma vez que mantém a "pele limpa, elimina células mortas e evita a acumulação de bactérias".
"É especialmente importante em pessoas com trabalhos físicos, que se exercitam com regularidade, ou para remover suor, cloro, areia, salitre ou protetor solar", explica Mayte Truchuelo, dermatologista do grupo Pedro Jaén, ao jornal espanhol.
Não tomar banho, acumula sujidade, suor e células mortas na pele, promove o mau odor corporal e a proliferação de fungos e bactérias que podem levar a infeções.
No entanto, a pele pode ficar danificada, se o banho não for tomado corretamente e não forem aplicados os produtos certos, alertam especialistas. Nesse sentido, é recomendado que se tome duches em vez de banhos longos, o uso de água morna, toalhas macias e a hidratação da pele.