A Bial estará à frente do licenciamento de um novo medicamento para a doença de Parkinson na Europa, e espera apresentar um pedido para a introdução no mercado até ao final de 2021.
A farmacêutica portuguesa fechou um acordo de licenciamento exclusivo com a norte-americana Sunovion Pharmaceuticals para a comercialização do filme sublingual de apomorfina na União Europeia (UE), Espaço Económico Europeu (EEE) e no Reino Unido.
A apomorfina sublingual é uma nova formulação da apomorfina em filme que se dissolve debaixo da língua para o tratamento agudo e intermitente dos períodos off da doença de Parkinson. O denominado período off em doentes de Parkinson caracteriza-se pela evidência dos habituais sintomas como lentidão dos movimentos, dificuldade na mobilidade e tremor.
“O filme sublingual de apomorfina oferece aos profissionais de saúde e aos pacientes uma nova opção de tratamento para tratar episódios off. Esperamos trabalhar com a Bial para ajudar a expandir o acesso a esta importante opção de tratamento para pessoas com doença de Parkinson em toda a Europa”, explica o presidente e CEO da Sunovion, Antony Loebel, citado no comunicado enviado pela Bial à imprensa.
Nos termos do acordo estabelecido, a Bial será responsável pelo processo de aprovação e submissão regulamentar, incluindo as interações com a Agência Europeia de Medicamentos. Isto implica um pagamento inicial à Sunovion pela concessão da licença. À medida que o processo de aprovação e comercialização deste medicamento evolua, deverão ocorrer novos pagamentos.
O filme sublingual de apomorfina está já aprovado com a marca Kynmobi nos Estados Unidos e no Canadá, “sendo a primeira e única terapia sublingual disponível para o tratamento de episódios off da doença de Parkinson nestes países”, realçam estas empresas.
De acordo com os dados partilhados pelas farmacêuticas, até 2030 estima-se que 10 milhões de pessoas em todo o mundo viverão com Parkinson, sendo esta a segunda doença neurodegenerativa mais comum após a doença de Alzheimer. A sua prevalência está a aumentar à medida que a população mundial envelhece.