Jornais SIC Notícias

"Grande problema do SNS é que não consegue dar resposta à população"

Luís Filipe Pereira, antigo ministro da Saúde, olha para o estado do Serviço Nacional de Saúde e revê aquelas que considera que têm de ser as prioridades do próximo titular da pasta.

SIC Notícias

O antigo ministro da Saúde de governos do PSD, Luís Filipe Pereira, considerou este domingo na SIC Notícias que “a situação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) está pior do que há oito anos”, sobretudo no que diz respeito ao acesso da população.

“O novo governo está confrontado com grandes desafios. O primeiro é restaurar a capacidade de acesso. O grande problema do SNS é que não consegue dar resposta de uma maneira geral, universal e como a Constituição prevê à população”, destacou o antigo governante, defendendo que a prioridade do novo titular da pasta deverá ser “melhorar rapidamente e de uma forma profunda o acesso da população ao SNS”.

Luís Filipe Pereira criticou ainda o fim das parcerias público-privadas na Saúde.

Não se percebe esta herança que os oito anos de governo socialista deixam que é o abandono das parcerias público-privadas. Foram hospitais que deram excelentes resultados, atestados pelo Tribunal de Contas e pela Entidade Reguladora da Saúde”, referiu, assegurando que estes acordos “satisfaziam completamente o acesso da população”.

O antigo ministro da Saúde afirmou ainda que “não houve explicações sobre porque é que acabaram”, mas só vê um motivo: “Razões ideológicas”.

“Isto penaliza as pessoas que não têm dinheiro para, por exemplo, fazer seguros de saúde”, concluiu.

Últimas