Investigação SIC

"Eventos de fumes": o perigo invisível dentro dos aviões

Dentro de alguns aviões pode estar um perigo invisível. Chamam-lhes "eventos de fumes", a entrada de gases nas aeronaves, em especial nos cockpits. A investigação SIC ouviu relatos de casos em que terão ocorrido consequências de saúde graves para pilotos e tripulação. Há até quem lute na justiça para ver reconhecido o que lhes aconteceu como um acidente de trabalho. Fomos à procura de respostas dos especialistas e dos intervenientes nesta matéria como é o caso da TAP, que não ignora o problema, mas desvaloriza a gravidade dos casos.

Ana Filipa Nunes

Susana Frexes

Nuno Frois

Bruno Andrade

Eduardo Horta

Caminha no sentido contrário ao que fazia todos os dias. Depois de 10 anos a voar pela TAP como assistente de bordo, pondera deixar o trabalho para evitar mais complicações de saúde. "Ricardo", nome fictício, não dá a cara por receio de represálias, mas mantém gravado na memória aquele que pode ter sido o princípio de um pesadelo.

Os sinais apontavam para um problema que não é novo e chamam-lhes "eventos de fumes".

No relatório vem descrito uma exposição a cheiro intenso a bordo. e muitas das ocorrências acontecem nos Airbus 330 e 320. Nas últimas semanas, houve notícia de vários aviões desviados para o aeroporto mais próximo, por causa de fumes. O mais recentes aconteceu numa viagem entre Lisboa e Londres e levou o aparelho a ser desviado para o Porto.

A TAP assume dezenas de episódios, mas garante que não é caso para alarme.

O que acontece ao certo?

O ar respirado nos aviões entra através do motor. O óleo aquecido e outras substâncias do motor podem verter no sistema do ar condicionado.

A alta pressão e misturado com o ar, é pulverizado em micropartículas libertando gases tóxicos.

  • Investigação SIC: Conte-nos o que merece ser denunciado através do email investigacao@sic.pt.
Últimas