Futuro Hoje

Jornalista da SIC Lourenço Medeiros recebe prémio carreira da Agência Nacional de Inovação

Lourenço Medeiros é o vencedor do Prémio Carreira 2021 atribuído pela Agência Nacional de Inovação. A distinção é atribuída a um jornalista que se tenha destacado pelo trabalho desenvolvido e publicado no âmbito da investigação e inovação. A jornalista da SIC Miriam Alves venceu na categoria Audiovisual e Multimédia.

SIC Notícias

“É uma honra, mas não estava à espera, porque nunca me candidatei a nenhum prémio e a este também não”, disse o jornalista da SIC em reação à escolha da Agência Nacional de Inovação. “O papel deles é apoiar a inovação e eu tento fazer o meu grãozinho de areia com o que se passa”, acrescentou.

Lourenço Medeiros promete continuar a apostar na tecnologia e na divulgação científica, até porque, como diz, o prémio que recebeu é por fazer isso mesmo. “O maior prémio é continuar a fazer todos os dias o que gosto e que isso seja reconhecido pela Agência Nacional de Inovação é especialmente importante”, explica.

Um prémio também para a SIC

Para o editor de Novas Tecnologias da SICeste é também um prémio da SIC, uma vez que é “a única televisão do país que aposta num programa sobre tecnologia e divulgação científica há 16 anos”.

O Futuro Hoje, que trabalha as ideias que fazem o mundo moderno, estreia às terças-feiras no Jornal da Noite da SIC, passa como programa autónomo na SIC Notícias e tem um espaço no site da SIC Notícias.

“Não sou um técnico”

Para além de algumas incursões esporádicas na rádio e imprensa escrita, Lourenço Medeiros tem um percurso quase exclusivamente de televisão. A curiosidade pelas novas tecnologias levaram-no a uma especialização com formação nos Estados Unidos e na Holanda em meios digitais.

O jornalista garante que não é um técnico e que gosta “sobretudo de divulgar as novas tecnologias em programas generalistas destinados ao grande público, de uma forma simples e acessível”.

Na televisão foi um dos fundadores do programa 2001 da RTP e, mais tarde, da SIC Online, tendo sido diretor editorial. Atualmente, é editor de Novas Tecnologias da SIC e assina a rubrica Futuro Hoje do Jornal da Noite desde 2007.

Miriam Alves vence categoria audiovisual e multimédia

Jornalista na SIC desde 1999, Miriam Alves fez parte da equipa fundadora da SIC Notícias. Integra a equipa de Grande Reportagem desde 2005.

Interessa-lhe, cada vez mais, o desafio jornalístico de tornar acessível a todos o conhecimento gerado nas várias áreas da ciência. É autora da rubrica "Admirável Mundo Novo", da SIC, que foi distinguida com o Prémio Ciência Viva Media 2021.

Da investigação em RNA à computação quântica, da inteligência artificial aos avanços na compreensão do cérebro humano, dos grandes mistérios do Universo à descoberta de novos mundos dentro das nossas células, a série da SIC procura tornar acessível a um público generalista o conhecimento gerado nas várias áreas da ciência.

Prémio entregue em data simbólica

Este ano, e excecionalmente, a Agência Nacional de Inovação (ANI) entrega os prémios relativos aos anos de 2021 e 2022. A cerimónia foi marcada para o dia 21 de abril, data em que se assinala mundialmente o Dia da Criatividade e Inovação.

O Prémio Nacional de Inovação na Comunicação Social é um projeto dinamizado pela ANI, no âmbito do TECH4INNOV. Este prémio pretende aproximar os órgãos de comunicação social e jornalistas à comunidade científica e tecnológica, bem como valorizar o tema da Inovação na comunicação social enquanto um poderoso instrumento de serviço público.

O prémio carreira de 2022 foi entregue a Fátima Caçador, editora do SAPO Tek, que lidera a Casa dos Bits.

Últimas