A “Explorial” chegou a Portugal com as primeiras rotas disponíveis em cidades como Lisboa, Braga, Coimbra, Évora, Óbidos, Porto e ainda as vilas de Cascais e de Sintra.
Experimentámos a nova app numa rota pela cidade de Lisboa. Após inscrição, recebemos um código para introduzir na plataforma e seguimos a pé para conhecer o percurso “Bairro do Chiado e Baixa”, um dos nove disponíveis atualmente. A capital conta com mais um passeio pelo “Bairro de Belém”.
Com partida na Avenida da Liberdade, a indicação da aplicação é para rumarmos à Praça dos Restauradores. Para avançar nesta “caça ao tesouro”, assim que se atinge o primeiro ponto de interesse, é preciso responder a uma pergunta, neste caso sobre as figuras do monumento da praça lisboeta. O passeio prossegue pelos emblemáticos Elevador de Santa Justa, Arco da Rua Augusta e outras joias da história e património da capital portuguesa.
Etapa a etapa, conhece uma zona de Lisboa, acumula pontos e adquire conhecimentos. O ideal é juntar entre duas a oito pessoas porque o desafio (€6,99/pessoa) ganha claramente outra dinâmica quando feito em grupo. É um programa turístico concebido para se divertir em família, com amigos, ou para desafiar equipas de empresas.
Durante a rota, disponível em inglês, espanhol, francês e português, há ainda provas fotográficas que dão direito a pontos suplementares. No final, é possível deixar um comentário e fotografia de grupo.
Basta ter ligação à internet e uma boa carga de bateria, para entrar nesta “aventura”. A “Explorial” utiliza tecnologia de ponta para disponibilizar os percursos turísticos, que normalmente têm entre uma hora e meia a duas horas de duração, mas que podem ser feitos ao ritmo de cada um.
Os jogadores conhecem os locais via uma introdução sobre o contexto histórico e cultural das localizações e após responderem a uma pergunta ou enigma, têm acesso a mais histórias ou informações sobre hábitos e costumes locais.
A “Explorial” nasce da vontade de dois amigos, Olivier Alther e Levin Germann. Durante uma viagem a Praga, acharam as aplicações turísticas da cidade pouco atrativas. Perceberam que gostavam dos reptos dos “escape rooms”, mas tinham a limitação de estar confinados a espaços fechados. E foi assim que resolveram criar a “Explorial”, a app que integra jogos interativos com a descoberta de pontos turísticos e que procura proporcionar experiências diferentes em cada local.
“Explorial” chega ao Algarve e em outubro cria mais experiências em Lisboa
André Jacques, Country Manager de Explorial, explica que começaram por implementar a app em Lisboa, Braga, Cascais, Coimbra, Évora, Óbidos, Porto e Sintra, porque acreditam “terem mais interesse para o público, mas o objetivo é acrescentar localidades”. Promete que “no início de outubro, já haverá rotas disponíveis em Faro, Tavira, Lagos e Silves”. “Temos desenhadas quatro experiências no Algarve e queremos ter cada vez mais porque duas experiências em Lisboa também é pouco e há muita coisa a fazer”.
Revela a pretensão de, através da aplicação, “despertar entusiasmo e aventura na descoberta de cada cidade, inspirar curiosidade, desejo de viajar, descobrir tesouros escondidos, superando desafios e criando conexões significativas com os lugares que exploramos”.
A app, que também é um jogo, conta com mais de 50.000 downloads em todo o mundo, está presente em 15 países e disponibiliza 93 rotas. Em Portugal, já é possível identificar um ranking de popularidade dos vários percursos.
A cidade do Porto ocupa o top do ranking, seguida de Coimbra, Braga, Lisboa (Bairro do Chiado e Baixa), Cascais, Lisboa (Bairro de Belém), Óbidos, Évora e, na 9.ª posição, Sintra.
Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, no site do Expresso e ainda no Facebook, no Instagram e no Twitter.