O Futuro do Futuro

Dois milhões de euros para revelar verdades inconvenientes: bolsas financiam reportagens de investigação

Qualquer tema é válido, desde que contribua para “destapar” informação que está oculta ou por aprofundar. A Aliança Jornalismo-Ciência, criada em Portugal, financia reportagens feitas em conjunto por equipas jornalistas e cientistas, num projeto que quer reforçar a verificação de factos e estimular a colaboração entre a academia e as redações. Descubra como no podcast “O Futuro do Futuro”

Pedro Miguel Coelho

Tomás Delfim

Nuno Fox

No novo episódio do podcast “O Futuro do Futuro”, lançado esta terça-feira (10), António Granado e Ana Sanchez, professores da Universidade Nova de Lisboa e, respetivamente, um jornalista e uma cientista, apresentam a Aliança Jornalismo-Ciência, projeto que ganhou 2,7 milhões de euros do programa Europa Criativa para financiar bolsas de jornalismo de investigação com base científica.

Nesta conversa com Pedro Miguel Coelho, explicam quem e como é que se pode candidatar para fazer reportagens de investigação, em equipas que têm obrigatoriamente de ser constituídas por jornalistas e cientistas, sem qualquer limitação temática. Estes trabalhos jornalísticos podem incidir sobre qualquer tema, desde que o jornalismo possa usar do trabalho da investigação científica para comprovar factos e aprofundar informação, recorrendo ao trabalho de investigadores em áreas das Ciências Exatas ou Ciências Naturais até às Ciências Sociais, Línguas e Humanidades.

No entanto, o debate não fica por aqui e estende-se a outros temas transversais ao jornalismo e à investigação científica, como os desafios para encontrar parceiros e financiamento, a importância da verificação de factos, o papel da inteligência artificial, e se deve ser encarada como aliada ou como adversário, e também o impacto das redes sociais na forma como as pessoas se informam. O episódio destaca ainda a necessidade de fortalecer a relação entre ciência e jornalismo para combater a desinformação.

Descubra este e outros temas de tecnologia, inovação, ciência ou tendências online n'"O Futuro do Futuro". Pode seguir o podcast nas plataformas de podcasts que prefere ou acompanhar os episódios semanais nos sites do Expresso, da SIC e da SIC Notícias.

Últimas