Alta Definição

Há 41 anos Carlos Lopes venceu o ouro nos Jogos Olímpicos: “A primeira medalha de prata foi boa, mas não perfeita. Sabia que era o melhor”

A 12 de agosto de 1984, Carlos Lopes tornou-se o primeiro atleta português a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, ao ser o primeiro a cruzar a meta na maratona de Los Angeles. Tinha já uma medalha de prata na prova de dez mil metros, conquistada anos antes em Montreal. Recorde a entrevista de Carlos Lopes a Daniel Oliveira, no Alta Definição em podcast

Alta Definição

Em 1984, o hino nacional ouviu-se em Los Angeles e a bandeira portuguesa era hasteada. Carlos Lopes foi o primeiro a atravessar a meta, na prova de maratona masculina. “Se as pessoas estavam acordadas para ver a prova às 3h da manhã, significa que acreditavam que era possível eu ser campeão olímpico”, salienta Carlos Lopes. Hoje com 78 anos, conta como foi crescer em Vildemoinhos, Viseu. “Aos 13 anos senti a necessidade de ir trabalhar para ajudar a família. Ninguém me pediu, os meus pais ficaram incrédulos, os professores queriam que continuasse a estudar”, recorda. Apesar de ter conquistado um dos mais importantes marcos do desporto em Portugal, recusa o rótulo de herói. “Nunca fui nem trabalhei para o ser. Trabalhei para fazer coisas diferentes dos outros, isso é que me faz feliz” Ouça aqui o Alta Definição em podcast, emitido na SIC a 12 de julho.

Entrevistas intimistas conduzidas por Daniel Oliveira. Todas as semanas um novo convidado no ‘Alta Definição’, um programa da SIC. Ouça mais episódios:

Últimas