Política

Criação de comissão independente para os incêndios aprovada após debate tenso no Parlamento

O Presidente da Assembleia da República chegou a ameaçar interromper os trabalhos devido ao desenrolar da discussão. Apesar da tensão, a proposta do PS para a criação da comissão foi aprovada, marcando o início da nova sessão legislativa.

Inês Timóteo

Nuno Frois

O Parlamento aprovou esta quarta-feira a criação de uma comissão técnica independente para os incêndios. No regresso após as férias parlamentares, o debate foi tenso, envolvendo acusações mútuas entre o Chega, o PSD e o PS. As críticas foram desde alegações de corrupção até ataques de André Ventura a Mário Soares.

Este foi o primeiro debate depois das férias parlamentares, e o tema inicial era a criação da comissão técnica independente sobre os incêndios. No entanto, o debate nunca chegou a centrar-se completamente nesse ponto, estendendo-se por mais de uma hora e meia sem uma conclusão clara.

Este foi apenas o primeiro de vários testes à paciência do Presidente da Assembleia da República. Aguiar Branco chegou a ler o código de conduta dos deputados e ameaçou interromper os trabalhos devido ao desenrolar da discussão.

No final, a discussão foi finalmente reorientada, e o Parlamento acabou por aprovar a criação da comissão técnica independente, proposta pelo PS. Este foi o primeiro ato de uma nova sessão legislativa, que está agora a começar.

Últimas