País

"Muito preocupante": produtores de vinho do Douro e do Porto apreensivos com tarifas de Trump

Os Estados Unidos estão entre os cinco principais mercados de exportação para os vinhos do Douro e do Porto. No ano passado, as vendas destes vinhos somaram mais de 40 milhões de euros. Um mercado com perspetivas de crescimento, que agora está entregue à incerteza.

Manuela Carneiro

Miguel Costa

Os Estados Unidos estão entre os cinco principais mercados de exportação para os vinhos do Douro e do Porto. Com as tarifas anunciadas por Trump, as empresas da região estão apreensivas, sem saber o que as espera.

No camião segue uma parte de uma encomenda de 50 mil garrafas de vinho para os Estados Unidos. É um dos principais mercados de exportações.

Esta quinta na Régua via o negócio em expansão, mas o anúncio de Donald Trump de taxar em 20% os produtos da União Europeia pode complicar tudo.

A anterior ameaça de tarifas de 200% Trump já tinha levado ao cancelamento de encomendas de vinhos no Douro. Não foi ainda o caso desta quinta em Santa Marta de Penaguião, que tem os Estados Unidos no top 5 das exportações.

As empresas do Douro ainda não sabem muito bem o que as espera com as tarifas de Trump. Apesar da apreensão, estão a analisar todas as possibilidades.

No ano passado, as vendas de vinhos do Douro e do Porto nos Estados Unidos somaram mais de 40 milhões de euros. Um mercado com perspetivas de crescimento, que agora está entregue à incerteza.

Últimas