No portal do Serviço Nacional de Saúde onde podem ser consultadas as escalas de urgências consta que este domingo estão abertas 129 urgências. 31 no âmbito do projeto piloto que aconselha utentes a ligarem previamente para a linha SNS 24.
- Duas estão referenciadas,
- Seis encontram-se de portas fechadas,
- Quatro de ginecologia e obstetrícia e
- Duas de pediatria
Encontram-se fechadas as urgências pediátricas dos hospitais de Vila Franca de Xira e de Loures. A urgência de pediatria do Amadora Sintra está aberta até às 20:00, depois, só serão admitidas as crianças enviadas pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). , INEM e Linha SNS 24.
Estão encerradas as urgências de ginecologia e obstetrícia dos hospitais de Almada, Barreiro, Caldas da Rainha e Leiria.
O Hospital de São Bernardo em Setúbal está referenciado até às 00:00 o que significa que a prioridade é dada às urgências internas e às utentes referenciadas pelo CODU.
Para minimizar os constrangimentos, o Governo aprovou há cerca de uma semana parcerias público-privadas na saúde. Cinco hospitais constam da lista: os hospitais de Braga, Loures, Amadora-Sintra e Vila Franca de Xira já tiveram este modelo de gestão.
A novidade é a integração do Hospital Garcia de Orta em Almada, mas utentes e autarcas estão contra.
O modelo de parceria público-privada encontra-se suspenso devido à queda do executivo. Sem respostas, os problemas na saúde arrastam-se para o próximo Governo.