A Barragem do Monte Novo, em Évora, está cheia, e isso é uma boa notícia. Mas um problema nas comportas não permite fazer descargas de segurança e coloca a infraestrutura em risco. As autoridades já avisaram a população para a possibilidade de cheias.
Anomalias nos circuitos hidráulicos da Barragem do Monte Novo colocam a infraestrutura em alerta amarelo. É a informação dada pela Agência Portuguesa do Ambiente, que não quis prestar declarações.
Ao que a SIC apurou, os cabos que permitem a abertura das comportas partiram-se por falta de manutenção. É agora impossível a abertura total e, por isso, há apenas uma descarga de fundo.
Com a chuva dos últimos dias, a barragem atingiu a sua cota máxima e com o problema técnico, a água já está a passar por cima das comportas.
O Serviço Municipal de Proteção Civil já lançou o alerta para a possibilidade de cheias, sobretudo, aos proprietários dos terrenos junto ao Rio Degebe, a jusante da barragem.
Os produtores de gado já acautelaram a situação e levaram os animais para zonas mais altas.
A Estrada Municipal 534, que passa no paredão da barragem e faz a ligação às localidades de São Vicente de Valongo e a Nossa Senhora de Machede, está agora encerrada ao trânsito por precaução.