País

"Doutores palhaços" aliviam o sofrimento de crianças e pais no hospital

A Operação Nariz Vermelho já está em 21 hospitais, mas quer alargar a equipa de "doutores palhaços" com uma campanha que pretende tornar uma camisola de Portugal do Mundial 2018 na mais valiosa do mundo.

Kathleen Araújo

João Sotto Mayor

Miguel Castro

As longas e sonoras gargalhadas da pequena Alice anunciam a visita dos doutores palhaços. Na pediatria do São João, no Porto, os “doutores palhaços” são os mais requisitados pelas crianças hospitalizadas, talvez porque prescrevem sempre a mesma receita com doses de alegria, esperança e conforto, uma terapia também para os pais.

"O papel dos pais é tê-los felizes, portanto ajuda sempre. O sofrimento não é apaziguado, mas esquecemo-nos um bocadinho as razões de estamos aqui", conta Alexandra Cardoso, a mãe de Alice.

Pelos corredores da ala pediátrica, a Operação Nariz Vermelho ilumina o caminho até à sala do Martim, que sabe de cor o dia de aniversário do palhaço Tony.

O Martim tem nove anos e foi internado há seis semanas no Hospital de São João devido a um problema no coração, mas as dores desaparecem na presença dos narizes vermelhos.

A camisola mais valiosa do mundo

A Operação Nariz Vermelho já está em 21 hospitais, mas quer alargar a missão com uma campanha que pretende tornar esta camisola de Portugal do Mundial 2018 na mais valiosa do mundo.

O equipamento foi oferecida pelo adolescente João, que, nos últimos meses de vida, deu o seu bem mais valioso à equipa que lhe arrancou sorrisos nos dias difíceis.

Os donativos podem ser feitos diretamente no site da campanha e o montante mínimo é 1€.

Últimas