País

"Amadorismo"? "Sobre o INEM já falei o que tinha a falar", responde ministra (a Marques Mendes)

À espera do resultado das investigações às falhas no INEM, a ministra da Saúde não consegue afastar a pressão. Depois da oposição exigir mudanças na equipa da saúde, ontem, Luís Marques Mendes criticou o "amadorismo" com que a situação foi tratada e disse que a ministra está a prazo.

Ana Geraldes

Ana Paula Félix

Diogo Sentieiro

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, não esclareceu se o Governo está a planear a privatização do INEM, uma possibilidade levantada pelo Partido Socialista. Apesar da crescente pressão política e da opinião pública, a ministra evitou dar uma resposta direta ao assunto. Luís Marques Mendes, comentador da SIC, criticou a forma como a situação tem sido gerida, com "amadorismo" por parte de uma ministra que está "a prazo".

Com o primeiro-ministro em viagem ao Brasil para a Cimeira do G20, a ministra manteve a agenda pública, mas as críticas intensificam-se. Durante uma visita ao Hospital de Santana, na Parede, Ana Paula Martins reafirmou que já falou sobre o tema no Parlamento e aguarda as conclusões das investigações conduzidas pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e pelo Ministério Público. No entanto, não conseguiu afastar o foco do assunto.

Enquanto o presidente do INEM se prepara para ser ouvido no Parlamento, a ministra inaugurou uma nova ala no Hospital de Santana e assinou um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia para aumentar o número de médicos de família em Lisboa, uma medida que já tinha anunciado na semana passada.

Entretanto, a ausência de agenda pública da secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, tem alimentado ainda mais as especulações sobre alterações na equipa ministerial.

Últimas