Entre o mar e a serra da Arrábida, na região de Setúbal, não faltam paisagens únicas nem motivos culturais, históricos e gastronómicos para um fim de semana diferente.
Setúbal fica a 40 quilómetros de Lisboa e a 360 do Porto, na margem direita do estuário do Sado, com uma Reserva Natural povoada por uma vasta comunidade de golfinhos, uma das atrações, a partir de abril e durante o verão.
Porém, no outono, não faltam outras razões para visitar a antiga cidade edificada pelos romanos, berço de sadinos bem conhecidos como o poeta Bocage, a cantora lírica Luísa Todi, os pintores Celestino Alves e Lima de Freitas e o ator Luís Aleluia.
A terra foi um dos maiores centros de conserva de sardinha, só em 1920 já havia 120 fábricas, aconselha-se uma passagem pelo colorido e bem recheado Mercado do Livramento para abrir o apetite.
Em Setúbal, o que salta logo à vista são dezenas de restaurantes que servem choco frito, uma das especialidades da região, também afamada pelos vinhos moscatéis e pelas laranjas.
Depois de uma sempre frugal refeição, sugere-se a visita a uma das Igrejas seculares, como a paroquial de São Sebastião, que esconde verdadeiros tesouros artísticos.
Também pode visitar o Forte de São Filipe, a Torre de Outão, o Cruzeiro e o Convento de Jesus, que guarda no seu espólio os primitivos de Setúbal:
Desta região, voltada para a extração de sal, exploração de pedreiras e minas metálicas, fabrico de cimento e para o Turismo, em crescimento, também fazem parte Palmela e Azeitão.
À mesa, os sadinos bebem vinhos consoante a comida.
Em Setúbal, as falésias de calcário cobertas pelo verde manto vegetal proporcionam vistas únicas sobre o Atlântico e o Estuário do Sado. De uma beleza incomparável, a Serra da Arrábida e o mar entrelaçam-se numa baía encantada, ponto de partida para um passeio por toda a Costa Azul, que tão bem acolhe e tão bons segredos guarda e revela a quem os quiser descobrir.