País

Ministério da Educação exonera diretora-geral da Administração Escolar

A tutela avançou que, a partir de segunda-feira, o cargo de diretora-geral da Administração Escolar será ocupado por Maria Luísa Oliveira, em regime de substituição.

TIAGO PETINGA/LUSA

Lusa

A diretora-geral da Administração Escolar (DGAE), Susana Castanheira Lopes, que dirigia a entidade responsável pelos concursos de colocação de professores, foi exonerada, anunciou este sábado o Ministério da Educação.

Em comunicado, é referido que a decisão do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, de exonerar Susana Castanheira Lopes assentou na "falta de prestação de informações ou na prestação deficiente das mesmas, quando consideradas essenciais para o cumprimento da política global do Governo".

"O despacho de exoneração de Susana Castanheira Lopes produz efeitos a dia 26 de julho [sexta-feira] ", acrescentou.

De acordo com o comunicado, foi também exonerado, a seu pedido, o vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE), Carlos Oliveira, que era responsável pela gestão do Portal das Matrículas.

Cargo será temporariamente ocupado por Maria Luísa Oliveira

O Ministério avançou que, a partir de segunda-feira, o cargo de diretora-geral da Administração Escolar será ocupado por Maria Luísa Oliveira, em regime de substituição.

Maria Luísa Oliveira é licenciada em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa e tem mestrado em Ciências da Educação - Investigação e Intervenção Educativa pela mesma universidade.

A docente de Geografia foi, entre 2004 e 2012, diretora do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, em Tomar, e já tinha ocupado o cargo de diretora-geral da Administração Escolar entre 2014 e 2018.

Últimas