País

Greves na CP e IP: paralisações marcadas para este mês

Os trabalhadores da CP e IP estiveram esta manhã reunidos em plenário. Dizem que vão manter as greves deste mês se as empresas não responderem aos problemas.

SIC Notícias

Os trabalhadores da IP e da CP juntaram-se, nesta quinta-feira, em plenário para falar. Revisão das carreiras, aumento dos salários, reforço de pessoal e alargamento do acordo coletivo de trabalho a todos os trabalhadores da IP são algumas das medidas que serão, mais uma vez, levadas à administração.

"Os salários na CP são baixíssimos, começam nos 900 euros. (...) Isto é uma questão estrutural", referiu, à SIC, António Salvado, do Sindicato Independente dos Trabalhadores Ferroviários, das Infraestruturas e Afins (SINFA).

Queixam-se, ainda, de desigualdades e de injustiças entre serviços e de falta de respostas por parte das empresas. Ao Governo, pedem uma reação.

Dos dois lados, o aviso é claro: se as negociações com as administrações ficarem aquém do desejado, as greves que já estão marcadas, e vão mesmo avançar e poderão surgir ainda mais.

No final da manhã, os trabalhadores entregaram o documento com as reivindicações no Ministério das Infraestruturas. Esperam, agora, respostas.

Últimas