País

"Uma tragédia para todos nós": Marcelo lamenta morte de pescadores em naufrágio

O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências às famílias das vítimas e lembrou “os riscos e desafios enfrentados” pelos pescadores.

MANUEL DE ALMEIDA/Lusa

Carolina Rico

Marcelo Rebelo de Sousa lamentou o naufrágio provocou pelo menos três mortos no concelho da Marinha Grande e enviou uma mensagem de condolências dirigida às famílias das vítimas.

“O Presidente da República lamenta profundamente o naufrágio de uma embarcação na faina da pesca e o falecimento de pescadores", pode ler-se numa nota divulgada no site da Presidência esta quarta-feira.

"Esta profissão, que tanto enriquece a nossa tradição marítima, também nos recorda os riscos e desafios enfrentados por muitos dos nossos compatriotas, os quais merecem o nosso respeito e admiração. A perda das vidas destes valorosos homens é uma tragédia para todos nós.”

O Presidente endereça condolências às famílias, “associando-se à dor e ao luto daqueles que perderam um ente querido, um colega de faina ou um amigo, bem como deseja rápida recuperação aos feridos desta trágica ocorrência”.

Pelo menos três pessoas morreram depois de a embarcação Virgem Dolorosa, com 17 pessoas a bordo, ter virado entre a praia de São Pedro Moel e a Praia da Vieira esta madrugada.

Foram retiradas do mar 11 pessoas com vida e outras três continuam desaparecidas.

Os tripulantes são todos homens com idades compreendidas entre os 30 e os 50 anos. A maioria são da Figueira da Foz e dois da naturais da Indonésia.

Não são ainda conhecidas as causas deste acidente.

Últimas