Rui Rocha acredita que a Iniciativa Liberal vai eleger pelo menos um eurodeputado no próximo domingo, dia 9 de junho. Já Cotrim de Figueiredo acusa os partidos de esquerda - mas não só - de estarem alinhados com a Rússia.
Durante um lanche com a comunidade ucraniana no parque da Paz em Almada, no distrito de Setúbal, onde esteve a acompanhar o candidato da IL às eleições europeias, João Cotrim de Figueiredo, Rui Rocha mostrou-se confiante em relação ao resultado que a Iniciativa Liberal poderá obter nas europeias.
"De momento está tudo a correr bem, estamos muito entusiasmados, muito motivados e penso que a Iniciativa Liberal vai ter um bom resultado. Para já, colocamo-nos nesse objetivo de eleger o primeiro deputado liberal ao Parlamento europeu", apontou.
Já Cotrim de Figueiredo referiu que há alguns partidos "que escondem algumas simpatias que têm por Vladimir Putin, sobretudo os partidos de esquerda". No entanto, inclui também o Chega, com a justificação de que no início do conflito "foi bastante dúbio em relação à forma como se havia de relacionar neste conflito".
Completou dizendo que o partido liderado por André Ventura irá integrar, se for eleito, um grupo parlamentar europeu que tem, "em relação a Putin, posições bastante simpáticas".