Numa carta enviada esta quarta-feira ao Presidente da República, a Frente Cívica pede que Lobo Xavier - presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP - seja substituído no Conselho de Estado.
Em causa está um alegado “conflito de interesses” inerente à acumulação das funções de conselheiro de Estado com “as de representante dos interesses económicos e geoestratégicos do Estado chinês”, alega a associação.
“Entendemos que esta circunstância o impede de continuar a integrar o Conselho de Estado, por duas ordens de razões. Em primeiro lugar, porque se criam riscos objetivos de que Lobo Xavier possa utilizar a sua condição de Conselheiro de Estado para defender os interesses da EDP e da própria República Popular da China”, lê-se na carta enviada ao Presidente.
“Por outro lado, é expectável que a informação a que Lobo Xavier aceda enquanto Conselheiro de Estado possa ser, direta ou indiretamente, canalizada para a EDP, ou seja, para a esfera de interesses do Governo chinês, ou usada em seu proveito”, acrescentam.
A Frente Cívica lembra que, na sequência da nomeação para o cargo na EDP, o advogado abandonou outras funções privadas para evitar conflitos de interesse. Estranham, por isso, que se mantenha membro do Conselho de Estado.
Apelam, por isso, ao “bom senso” de Marcelo para que afaste o conselheiro, em nome da “integridade nacional”.