O dirigente do PS Francisco Assis considerou esta quarta-feira que, a não eleição de Augusto Santos Silva, é uma "perda para o parlamento", mas antecipou que vai continuar "a contribuir para a vida democrática portuguesa".
Em declarações aos jornalistas após ter participado na apresentação do livro "O Príncipe da Democracia, uma biografia de Francisco Lucas Pires", em Lisboa, Francisco Assis reagia à possibilidade de o ainda presidente do parlamento, Augusto Santos Silva, não conseguir ser eleito pelo círculo eleitoral de Fora da Europa.
"Se isso se confirmar, reajo com profunda tristeza, porque entendo que é uma perda para o parlamento português. Não é uma perda para a democracia portuguesa, porque o professor Augusto Santos Silva vai continuar a intervir e a participar na vida pública", sublinhou.
O antigo líder parlamentar do PS saudou o facto de Santos Silva ter aceitado "ser candidato um circunstâncias difíceis, num círculo eleitoral particularmente complicado", considerando que é "um gesto de coragem e de homenagem à democracia".
Francisco Assis, que foi eleito deputado nestas eleições pelo círculo eleitoral do Porto, abordou ainda o atual cenário político, salientando que cabe ao PS "ser um partido de oposição" e que, "em democracia é tão digno e tão importante estar na oposição como estar no poder, e exige o mesmo grau de responsabilidade".
Com LUSA