País

Prepare o guarda-chuva para ir votar. Frio e chuva vão voltar

As temperaturas máximas não passarão dos 11 e 12 graus em Lisboa e, mais a Norte, no Porto, os 6 e 7 graus de máxima obrigarão a recuperar o casacão de inverno.

SIC Notícias

A primeira semana de março chega com frio e chuva em todo o país. Nas regiões do Norte e Centro, em especial no litoral estão previstos aguaceiros, com possibilidade de inundações. Nas zonas de maior altitude pode nevar.

Nos primeiros dias da semana as temperaturas podem chegar aos 19 graus em algumas zonas do país.

Mas a partir de quinta-feira o tempo vai mudar, o inverno parece estar de regresso com uma descida das temperaturas máximas em todo o território nacional.

"As temperaturas máximas poderão não passar dos 11/12 graus na zona de Lisboa, dos 10 graus na área do Porto e no interior não passaram dos 6/7 graus e a mínima será obviamente também baixa, sobretudo nas regiões do interior", explicou Márcio Marques, climatologista.

Apesar da massa de ar frio , que vai afetar o país ser de origem marítima há possibilidade de queda de neve nas zonas mais altas e montanhosas.

"A neve será uma situação já pós frontal, sobretudo na noite e madrugada de dias 9 e 10, mas será muito pontual e será acima dos mil metros, eventualmente. Serão boas notícias para a Serra da Estrela e nas áreas montanhosas mais a Norte, mas será temporário, uma vez que no dia 10 a temperatura tenderá a subir", elaborou o climatologista.

A descida das temperaturas é acompanhada por precipitação, tanto no continente como nas ilhas com aguaceiros intensos sobretudo a Norte.

“O core da precipitação será mais intenso e com possibilidade de ocorrência de inundações em área urbana impermeabilizada e também não está descartada, num conjunto de 48 horas, uma situação com possibilidade de inundações de pequenos cursos de água e ribeiros, sobretudo a norte do sistema Montejunto Estrela. Portanto, é um agravamento do estado de tempo poderemos esperar acumulações na ordem dos 150 a 200 milímetros, que poderá dar a um risco moderado elevado de inundações na área urbana”, terminou.

Os especialistas alertam ainda para a agitação marítima na zona a Norte do distrito de Setúbal, as ondas que podem chegar aos 10 metros.

Últimas