País

Estudantes pintam bandeira da Palestina nas Escadas Monumentais de Coimbra

“Fim à ocupação ecocida e genocida”, lia-se numa faixa estendida no local. O grupo de estudantes exige uma “pressão internacional para um cessar fogo” em Gaza e o fim “de qualquer colaboração com empresas israelitas ligadas à industria do armamento".

Escadas Monumentais em Coimbra
Reprodução/Twitter

SIC Notícias

Um grupo de estudantes do Núcleo pelo Fim ao Fóssil pintou, na madrugada desta sexta-feira, a bandeira da Palestina nas Escadas Monumentais de Coimbra, um dos pontos mais emblemáticos da cidade, como forma de protesto ao conflito na Faixa de Gaza.

“Fim à ocupação ecocida e genocida”, lia-se numa faixa estendida no local. “Passadas três semanas de 7 de outubro, depois de bombardeamentos consecutivos, o governo israelita anunciou planos de expansão das indústrias de gás e petróleo dentro do território ocupado de Gaza, com investimentos sem precedentes de 6 empresas, entre estas a BP”, denuncia Maria Lourenço, estudante e porta-voz desta ação.

Maria Lourenço afirma que “há muito o estado sionista condena a população da Palestina à precariedade e pobreza energética”, enquanto “explora os recursos naturais palestinianos sem qualquer consideração pelas consequências para a população ou para as alterações climáticas”.

O grupo, que já fez várias ações a pedir o fim do uso do gás fóssil em Portugal para a produção de eletricidade, exige uma “pressão internacional para um cessar fogo”, mas também o fim de “qualquer colaboração com empresas israelitas ligadas à industria do armamento ou cúmplices da ocupação”, refere o grupo, em comunicado.

"O sistema fóssil está a compactuar com a morte destes milhares de pessoas em gaza. A negar-lhes um futuro. Enquanto ao mesmo tempo nega o nosso futuro, lucrando com o caos climático. Não podemos deixar isto passar impune.", frisa Maria.

Últimas