País

Quatro em cada 10 portugueses querem comprar carro nos próximos três anos

No que se refere ao tipo de veículos, dos inquiridos que afirmaram querer comprar um veículo novo, 70% pretendem um elétrico ou híbrido. Por sua vez, entre os que procuram um veículo semi-novo, 70% referiam optar por um elétrico ou híbrido.

Imagem ilustrativa.
Canva

Lusa

Segundo o estudo "Consumer Insights -- Tendências do consumidor português na aquisição e utilização de produtos e serviços automóveis", desenvolvido pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal), realizado com base num inquérito entre 13 de novembro e 12 de dezembro, de onde obtiveram mais de seis mil respostas, cinco em cada 10 pessoas querem uma viatura nova, 30% planeiam comprar uma semi-nova e 20% uma viatura usada.

No que se refere ao tipo de veículos, dos inquiridos que afirmaram querer comprar um veículo novo, 70% pretendem um elétrico ou híbrido. Por sua vez, entre os que procuram um veículo semi-novo, 70% referiam optar por um elétrico ou híbrido. Já 40% responderam querer escolher um elétrico ou híbrido no caso dos veículos usados.

O valor máximo que os inquiridos estão dispostos a pagar por um veículo elétrico fixou-se em 28.550 euros.

Quatro em cada 10 pessoas da geração X (entre os 40 e 60 anos) planeiam comprar uma viatura nos próximos dois a três anos, enquanto dois em cada 10 pretendem fazer a compra no prazo máximo de um ano.

A maioria (60%) das pessoas desta geração querem comprar uma viatura nova, 30% planeiam comprar uma semi-nova e 10% uma usada.

Entre os critérios de escolha da geração X está o preço e tecnologia, proximidade de concessionário/oficina e preço de manutenção. O estudo concluiu ainda que 40% dos consumidores desta geração compram diretamente no site do fabricante e 40% num concessionário.

No caso dos millenials (25-40 anos), quatro em cada 10 pretendem comprar uma viatura nos próximos dois a três anos e um em 10 quer comprar no prazo de um ano. Destes, 30% querem optar por uma viatura nova, 40% por uma semi-nova e 30% por um veículo usado.

Na hora de comprar, os millenials valorizam o preço, eficiência energética e o preço de manutenção. Mais de metade (60%) dos inquiridos desta geração compra diretamente no site do fabricante, 30% num concessionário e 10% num retalhista 'online'.

O estudo indicou também um conjunto de recomendações ao setor, como o desenvolvimento de um modelo operativo centrado no cliente, investir na transformação de dados em conhecimento e explorar alianças estratégicas com diferentes parceiros.

Neste âmbito, foram inquiridos, em Portugal, 5.432 clientes de concessões e 616 consumidores. A maior parte dos inquiridos é do sexo masculino (68%) e está entre os 40 e os 60 anos (57%).

Últimas