A partir das 21:00 desta quinta-feira os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco e Portalegre vão estar com aviso amarelo, estendendo-se até amanhã.
Já esta manhã, até às 9:00, os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estiveram sob aviso amarelo devido à agitação marítima.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Antes de a chuva dar tréguas, as previsões para hoje apontam para céu geralmente muito nublado, chuva, mais intensa no final do dia no Centro e Sul, com vento por vezes forte nas terras altas e na faixa costeira e pequena descida.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 7 graus Celsius (em Bragança e Guarda) e os 15 (em Faro), e as máximas entre os 10 (em Bragança) e os 18 (em Santarém, Leiria e Faro).
A passagem da depressão Irene
Portugal continental registou, entre as 14:00 de terça-feira e as 20:00 desta quarta-feira, 559 ocorrências relacionadas com a chuva e vento fortes, que afetaram sobretudo a sub-região da Península de Setúbal e da Área Metropolitana do Porto, adiantou a Proteção Civil.
As sub-regiões da Península de Setúbal e da Área Metropolitana do Porto foram as mais afetadas.
Por tipologias de ocorrência, 205 foram por quedas de árvores, 113 por inundações e 106 por quedas de estruturas. A mesma fonte da ANEPC referiu ainda que não houve registo de feridos ou de danos significativos.